Submissão de Trabalhos – III COBROHI

 

Normas para Submissão de Trabalhos

III COBROHI – CONGRESSO BRASILEIRO DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR E INTENSIVA

RIO DE JANEIRO – 2019 

 

Durante a submissão o congressista deverá optar por uma das seguintes categorias:

Apresentação oral de casos clínicos
Apresentação oral de Pesquisa Científica
Painel de caso clínico
Painel de Pesquisa Científica
Painel de Revisão de Literatura

Cada participante poderá inscrever no máximo 3 (três) trabalhos para apresentação como autor principal podendo, no entanto, participar como coautor em outros trabalhos sem número limite. Os apresentadores devem estar obrigatoriamente inscritos no congresso para a apresentação do trabalho.

Os trabalhos submetidos deverão estar vinculados às áreas temáticas de Odontologia para pacientes especiais, Odontologia hospitalar, Home Care e Odontologia em Unidade de Terapia Intensiva e outras áreas afins no caráter multidisciplinar, desde que mantenham relação com temas de Odontologia Hospitalar.

A submissão dos resumos deverá ser feita online no site: http://www.cbrohi.org.br/cobrohi2019/, no período de 28/01/2019 a 15/03/2019. Não haverá prorrogação de data.Não serão aceitos resumos de trabalhos enviados pelo correio, por e-mail ou por quaisquer outras vias.

Normas para a confecção dos resumos:

  • Apresentação oral e em painel

     

  • Título: em letras maiúsculas (Máximo de 10 palavras)

     

  • Autores: deverá ser redigido por extenso a lista de autores colaboradores (no máximo 7 autores) do trabalho e suas respectivas instituições, sendo indicadas por números
    exponenciais e descritas abaixo desta lista. O apresentador do trabalho deverá constar como o primeiro autor no resumo e seu nome deve estar sublinhado, em destaque.

     

  • Resumo: o participante deverá enviar o resumo do seu trabalho, formato Doc,na forma de texto corrido com no máximo 300 palavras, fonte ARIAL tamanho 11, com espaçamento de 1,5.

Não deverá ser fornecida informação a respeito da Instituição ou local de desenvolvimento do trabalho.

– Pesquisa Científica: objetivo, metodologia e resultados (com análise estatística quando aplicável), conclusão e referências (máximo 05 referências / normas da ABNT).

– Caso Clínico: introdução, relato de caso, considerações finais e referências (máximo 05 referências / normas da ABNT).

– Revisão de Literatura: introdução, revisão de literatura, resultados, conclusão (Revisão Sistemática) ou considerações finais (Revisão narrativa) e referências (máximo 05
referências / normas da ABNT).

Observação: nas apresentações orais de caso clínico e pesquisa, será facultada aos autores a opção de aceite para apresentação da forma de Painel, caso o mesmo não seja selecionado para a forma de apresentação oral.

O resumo deverá conter de 3 a 5 descritores (palavras-chave) de acordo com o Decs (http://pesquisa.bvsalud.org/portal/decs-locator/?lang=pt).

– Critérios de avaliação dos resumos

 

– Aceite dos Resumos

Os resumos serão avaliados por pelo menos dois revisores, podendo ser aprovados ou rejeitados. Os critérios de aprovação são: clareza na escrita e no objetivo do trabalho, descrição sucinta da metodologia, apresentação de resultados analisados estatisticamente (quando aplicável) e conclusão pautada no objetivo do estudo. Resumos contendo erros de linguagem e falta de dados ou informações incorreto-inconsistentes poderão ser rejeitados.

Os apresentadores serão comunicados sobre o aceite do trabalho até o dia 22/03/2019 pelo site do evento. A Comissão Científica do III COBROHI enfatiza que não será enviado nenhum email ou qualquer outro tipo de mensagem com os resultados da aprovação dos resumos, sendo de inteira responsabilidade dos autores a consulta ao resultado no site oficial do III COBROHI (http://www.cbrohi.org.br/cobrohi2019/).

– Orientações para a confecção dos painéis (banners)

Dimensões – máximo de 90 cm de largura por até 120 cm de altura.

Título – deverá ser exatamente o mesmo utilizado no resumo submetido. O conteúdo restante do painel poderá estar em português ou em Inglês (estrangeiros). Abaixo do título e com letras menores devem aparecer os nomes dos autores na mesma ordem de submissão do resumo assim como suas afiliações, incluindo departamento, instituição, cidade e país. O nome do apresentador deverá estar sublinhado e poderá ser afixada ao painel uma fotografia do apresentador no canto superior direito (opcional).

Corpo do painel – deverá ser auto-explicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (incluindo figuras, gráficos e tabelas, quando aplicável). Sugere-se que as conclusões sejam colocadas na forma de itens. Não é obrigatória a inserção de resumo (abstract) e nem de referências bibliográficas.

Apresentação do painel – durante os períodos de apresentação identificados no programa do congresso o apresentador deve se posicionar ao lado do painel e aguardar o avaliador. Serão 5 minutos de apresentação do painel, seguidos de até 2 minutos para perguntas do avaliador. A comissão científica do evento disponibilizará no site o dia e horário da apresentação de cada trabalho. Neste dia o apresentador deverá colocar o painel no início da manhã, apresentá-lo no horário indicado e retirar o painel do local somente ao final das atividades científicas do  evento naquele dia. Painéis que não tenham sido retirados ao final do dia, serão removidos e descartados.

Orientações para apresentações orais

As apresentações orais de casos serão coordenadas por uma banca avaliadora de 2 professores convidados pela comissão organizadora em cada sessão. O tempo destinado às apresentações será de 10 minutos com até 5 minutos para perguntas, esclarecimentos e sugestões feitas pela banca e pela audiência.

Todas as apresentações deverão ser montadas em arquivos compatíveis com o software Microsoft Powerpoint(.ppt, .pptx). Todas as apresentações deverão ser entregues aos responsáveisno congresso, no período anterior ao da apresentaçãopara evitar contratempos. Lembramos que a entrega das apresentações em arquivo adequado e em tempo hábil é responsabilidade dos apresentadores. Haverá projetor multimídia, assim como passador de slides disponíveis para os apresentadores. Sugerimos que os apresentadores gravem e levem suas apresentações em mais de um formato e em diferentes mídias, também visando evitar contratempos.

Observações

1. O aceite do trabalho, não garante a inscrição no Congresso, assim como, não garante valor de inscrição do primeiro lote divulgado. Solicitamos aos autores que não deixem para fazer sua inscrição ao congresso em data próxima ao aceite dos trabalhos.

2. Haverá premiação para os primeiros lugares em cada categoria (o prêmio será divulgado posteriormente).

3. Um único certificado de apresentação (para todos os autores) será entregue logo após a apresentação do trabalho.

– Para maiores informações, por favor, contatar cobrohicientifico@gmail.com