01
JUN
2017

II COBROHI entra para história da Odontologia Hospitalar

Foi um verdadeiro sucesso a segunda edição do Congresso Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva, realizado no SESC da Esquina, em Curitiba (PR), nos dias 27 e 28 de maio.

Ao todo foram 300 participantes, entre acadêmicos, membros e não membros do CBROHI. A procura foi tão alta que as inscrições para o evento se esgotaram antecipadamente. “Nossa avaliação foi muito positiva. Os congressistas receberam informações importantes sobre a odontologia hospitalar e intensiva. Desta forma cumprimos nosso principal objetivo que era de debater a inserção da odontologia no amplo conceito da saúde”, comentou a presidente do evento, Karoline Tulio.

Na área científica foram mais 90 trabalhos submetidos à avaliação. Desses 66 foram selecionados. Na apresentação oral o melhor trabalho foi o de Danila dos Santos, Jeane Silva, Adriana Pereira, Vandilson Rodrigues, Silvana Libério, Loretta Barros e Antonio Pereira, intitulado “Tratamento periodontal em pacientes hemodialíticos em um hospital universitário”.

No e-painel pesquisa o primeiro lugar foi para o trabalho “Avaliação microbiológica da cavidade bucal de idosos hospitalizados”, de Camila dos Santos, Fernanda Miléo, Eduardo Campagnoli, Luís Esmerino e Shelon Pinto. O segundo lugar foi para o estudo “Condição bucal dos pacientes tratados no Hospital Psiquiátrico San Julian”, de Letícia Kirsch, Gabriel Guarenghi, Marcelo Sakamoto, Mohamed Moussa, Joslei Bohn, Maria Machado e Antonio de Lima.

No e-painel relato de caso os vencedores foram, em primeiro e segundo lugar respectivamente, os trabalhos “Reabilitação imediata de paciente submetido à maxilectomia parcial”, de Ademilton Junior, Aline Ferreira, Ana Avi e Tanimoto H; e ” Lesão de lábio inferior em portadora de Anemia de Fanconi”, de Natali Leidens, Suelen Rodrigues e Cassius Torres-Pereira.

No tema revisão de literatura foram premiados os trabalhos “A importância da odontologia hospitalar no contexto do paciente geriátrico”, de Isabela Silva, Neli Pieralisi e Najara da Rocha; e “Evidências científicas da importância do odontólogo nos hospitais, de Letícia Oliveira; Amanda Pozza e Eliana Fosquiera; em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Claudia Baiseredo, presidente que finalizou sua gestão 2013-2017 do Colégio no evento, ficou muito satisfeita com o II COBROHI: “Curitiba está de parabéns e gostaria de agradecer à toda Comissão Organizadora pelo empenho em fazer o evento ter sido impecável. Agora é começar a planejar a terceira edição do Congresso, que acontece em 2019, na cidade do Rio de Janeiro”.

Confira a cobertura fotográfica do evento aqui.